Plano de reposição de aulas e adequações na FPM em pauta
Na reunião semanal entre a Direção e a Coordenação Acadêmica da Faculdade da Polícia Militar (FPM), na Fundação Tiradentes, sua mantenedora, foi abordado o plano de reposição total das aulas práticas da FPM, única atividade atingida durante a pandemia de coronavírus. Os diretores presentes na manhã de quarta-feira, 8 de abril, destacaram que não houve paralisação das aulas teóricas, tendo em vista a FPM estar utilizando seus meios e tecnologias de informação e comunicação, antes mesmo da pandemia.
Nestes meios e tecnologias de informação e comunicação, modalidade prevista pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da portaria Nº 343 de 17 de março de 2020, como forma de ensino virtual (diferente de EAD), já era ministrada remotamente carga horária parcial de aulas, por exemplo, de anatomia e citologia para turmas iniciais, bem como técnicas de biologia molecular, e até aplicadas avaliações de conteúdo, isso desde o início do semestre.
No período da quarentena, ainda que temporariamente num volume maior – como prevê a legislação do período de pandemia -, aulas teóricas, avaliações semanais e bimestral estão ocorrendo dentro dos horários habituais, com participação e interação de professores e presença obrigatória dos alunos, em tempo real, o que difere sobremaneira de aulas gravadas em EAD com interação em horários diversos, inclusive com registro de frequências.
Vale ressaltar, que a finalização de ajustes do plano de ensino está condicionada ao fim do período de distanciamento social estabelecido sobres as instituições de ensino pelas autoridades federais e estaduais. A forma de reposição do conteúdo prático será divulgada à comunidade escolar da FPM tão logo o retorno das atividades presenciais seja autorizado. Todo o esforço da direção é para que não haja prejuízo acadêmico, mantendo a qualidade do ensino, e os prazos estabelecidos em calendário acadêmico.
Estavam na reunião o diretor-geral da FPM, Tenente-Coronel Cléber Aparecido Santos, que é o Diretor-Presidente da Fundação Tiradentes, o Diretor Administrativo e Financeiro da FPM, Tenente-Coronel Ubiratan Régis de Jesus Júnior, e o Coordenador-Geral Acadêmico da instituição, Tenente-Coronel Sérgio Henrique Nascente Costa.
Adequações
Desde janeiro de 2020 a FPM investiu em adequações que atingiram maior grau de eficiência tecnológica e automatização, permitindo à instituição manter o nível de qualidade acadêmica, ao mesmo tempo em que promovia gradual enxugamento e racionalização de sua estrutura para proporcionar viabilidade e saúde financeira, necessárias a qualquer empresa sólida. Isso permitiu que a Faculdade se mantivesse no setor de ensino privado com parâmetros de mensalidades à luz do mercado, tendo em vista o nível de excelência de seu corpo docente e dos investimentos realizados em laboratórios, tecnologia e infraestutura de ensino.
Ao mesmo tempo, num momento crítico como o atual, em que as despesas da instituição permanecem as mesmas, considerando a continuidade de todas as aulas teóricas previstas, a FPM se esforça ao dar fôlego financeiro a alunos e pais, através dos descontos já estabelecidos antes da pandemia e, agora, na extensão dos prazos da primeira faixa de descontos para garantir esses descontos fora dos cronogramas estabelecidos, sem penalidades, permitindo sua quitação até o último dia útil do mês correspondente nos mesmos valores de antes, entre outras condições.
O sacrifício é de todos, mas o desejo da FPM é que brevemente superemos juntos esse momento de dificuldades, que é mundial.
Tag:COVID-19, noticia-destaque