Retomada de aulas práticas na FPM terá turmas divididas
Com aulas de conteúdos teóricos em dia através do ensino remoto, a equipe da Faculdade da Polícia Militar (FPM) trabalha para a retomada das aulas práticas na segunda quinzena de maio, isso se as regras de atenção sanitária permitirem, estima o coordenador geral acadêmico, Tenente Coronel Sérgio Henrique Nascente Costa. Se a previsão de meados de maio se confirmar, uma alteração já está definida. Cada turma de aula prática será dividida em duas, com a mesma carga horária.
As aulas práticas acontecerão no laboratório do Hospital do Policial Militar e Academia Fitness Center.
A intenção é reduzir o número de pessoas nos laboratórios por causa dos riscos de recidivas da contaminação, sem precisar condensar conteúdo ou reduzir a prática. A aula prática é o momento fundamental para completar a boa formação e, por isso mesmo, muito aguardado por docentes e estudantes.
Hoje, alerta o coordenador, assim como o restante da sociedade, os alunos repercutem tensões e ansiedade pela retomada das rotinas e atividades, não só acadêmicas, mas sociais, o que exige paciência e cuidado com a saúde mental de todos.
Provas – Durante o semestre, não só as aulas teóricas transcorreram normalmente na FPM. As provas e demais atividades avaliativas foram desenvolvidas normalmente pelos alunos remotamente, mas nos dias e horários do cronograma do semestre.
Na verdade, a aplicação de avaliações remotas já era comum na FPM através das plataformas Teams e Forms, tendo se tornado exclusivamente on line durante a pandemia o que permitiu excelente aceitação de professores e alunos. “Os calendários e horas das provas foram mantidos para tudo ser feito preservando o isolamento social”.
Tudo isso, mais a expectativa de ampliação de aulas práticas com a divisão das turmas, aumentou a carga horária, mas apenas para os professores.
No ensino remoto, os alunos passaram a ter como vantagem aulas gravadas também. Isso ajuda caso tenham de faltar ou enfrentem dificuldades técnicas de acesso à internet durante o horário normal das aulas. Neste caso eles justificam a ausência para não terem problemas de frequência de aulas e provas, que são semanalmente aplicadas nas plataformas. Mas os alunos têm a obrigatoriedade de acessar os conteúdos num espaço da plataforma que permite a gravação das aulas.
Tag:COVID-19, noticia-destaque